A Universidade Federal de Pernambuco anunciou nessa quarta-feira (16/10) que o campus de Sertânia já deve começar a receber alunos no primeiro semestre de 2025.
Segundo o reitor Alfredo Gomes, os dois primeiros cursos devem começar em um prédio cedido pela prefeitura, sendo que o primeiro e o segundo blocos próprios da UFPE devem estar prontos até o final de 2026.
A prefeita eleita de Sertânia Pollyanna Abreu afirmou que pretende se reunir ainda neste ano com a governadora Raquel Lyra e o reitor Alfredo Gomes para agilizar o processo de implantação do campus: “esse é um projeto que vai demandar muita energia e dedicação do nosso mandato; uma universidade pública traz renda, desenvolvimento, emprego e esperança para a nossa gente e nós vamos juntar as forças para viabilizar essa conquista do povo e dos professores de Sertânia”.
Segundo Estevan Lins, coordenador da equipe de transição da chapa eleita, a reunião entre as autoridades é prioridade máxima no momento: “temos que agilizar essa reunião porque ela representa muito o modo como Pollyanna pretende governar, articulando sempre as esferas estadual, municipal e federal”, destacou o advogado.
Por sua vez, a vice-prefeita eleita Teresa de Sinval fez questão de ressaltar o impacto econômico imediato do campus da UFPE em Sertânia: “teremos dezenas de técnicos e docentes concursados, diversas novas empresas de prestação de serviços devem ser atraídas para o município, e as empresas locais devem ganhar ainda um aumento na clientela e nas vendas”, destacou.