Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

João Campos prestigia Carnaval de Olinda e reforça integração entre as cidades irmãs

Publicada em: 16/02/2026 14:46 -

 

Subida às ladeiras do Sítio Histórico, encontro com foliões e visita à Casa da Rabeca marcaram a agenda do prefeito do Recife na Segunda de Carnaval

O prefeito do Recife, João Campos, realizou nesta segunda-feira (16) uma visita ao Sítio Histórico de Olinda para acompanhar o Carnaval do município vizinho. Acompanhado de uma grande comitiva, an agenda do gestor recifense incluiu caminhada pelas ladeiras da Cidade Alta, encontro com foliões e trabalhadores da cultura e visita a espaços da festa. Além disso, Campos prestigiou os tradicionais desfiles de cultura popular na Casa da Rabeca.

Ao comentar a visita na cidade vizinha, o prefeito destacou a integração entre os dois municípios. “O melhor Carnaval do mundo é o de Recife e o de Olinda. São cidades irmãs”, afirmou. João Campos ressaltou ainda que, além de acompanhar a organização do Carnaval do Recife como gestor, fez questão de atender ao convite de lideranças locais para prestigiar a festa em Olinda. “Vim logo cedo dar uma volta, conversar com as pessoas e sentir essa energia”, declarou.

Durante a visita, o prefeito percorreu ruas do centro histórico, cumprimentou foliões e esteve na Casa de Memórias, localizada na Rua de São Bento. Ao lado do secretário-executivo de Integração Metropolitana do Recife e ex-candidato a prefeito de Olinda, Vinicius Castello, conversou com moradores, turistas e fazedores de cultura.

A agenda contou ainda com a presença do ministro Silvio Costa Filho, dos deputados estaduais Diogo Moraes e Mário Ricardo, do deputado estadual Rodrigo Farias, do ex-prefeito Júnior Matuto e da ex-deputada federal Marília Arraes.

Entre os vereadores de Olinda estiveram Jadilson Bombeiro, Sardinha, Márcio Barbosa, Milcon Rangel, Vlademir Labanca, Saulo Holanda e Vinicius Castello. Pela comitiva do Recife participaram Romerinho Jatobá, Eriberto Rafael, Carlos Muniz, Rodrigo Coutinho, Ronaldo Júnior, Júnior de Cleto, Kari Santos, Natália de Menudo, Zé Neto, Felipe Francismar, Aderaldo Pinto, Marco Aurélio Filho, Eduardo Mota e Hélio Guabiraba.

CASA DA RABECA Na sequência, João Campos visitou a Casa da Rabeca, espaço cultural dedicado à preservação do maracatu e de outras manifestações populares. O local foi idealizado por Mestre Salustiano, conhecido como Mestre Salu, nascido em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Ao comentar a visita, o prefeito destacou a importância simbólica do espaço para a cultura pernambucana. “A Casa da Rabeca representa a nossa cultura popular. É um momento de conhecer de perto o maracatu, especialmente o de baque solto, originário da Zona da Mata, que atravessa gerações. Pernambuco é feliz por ter uma cultura tão forte, celebrada por Recife e Olinda”, afirmou.

Fundada em 21 de abril de 2002, na Cidade Tabajara, em Olinda, a Casa da Rabeca surgiu inicialmente como uma tenda coberta por palhas de coqueiro e, aos domingos, reunia familiares e artistas populares, como sanfoneiros, rabequeiros, zabumbeiros, pandeiristas, coquistas, mestres de maracatu, cavalo-marinho e cirandeiros da Zona da Mata Norte. Atualmente, o espaço é referência cultural, com apresentações de forró de rabeca, encontros de cavalo-marinho e maracatus, entre outras expressões da cultura popular.

A visita mantém uma tradição da família Campos. O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, costumava comparecer ao espaço cultural na manhã da segunda-feira de Carnaval, participando do encontro de maracatus realizado no local.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...