Profissionais do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, unidade pertencente à rede estadual de saúde no Sertão do Moxotó, participaram, na manhã desta quarta-feira (17), de uma palestra educativa com foco no acolhimento e atendimento humanizado a pessoas vivendo com HIV. A iniciativa, organizada pela coordenação do hospital em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atenção Integral (SAI) de Arcoverde, integrou as ações do Dezembro Vermelho na unidade, promovendo a reflexão sobre práticas de cuidado dentro dos serviços de saúde.

"É um tema extremamente importante porque a gente vê, diversas vezes, nossos usuários sendo julgados e maltratados por questões preconceituosas em diversos serviços de saúde. Então, quanto mais espaços para discutir e conversar sobre preconceito e estigma, mais a gente qualifica e melhora a atenção a esse paciente”, explicou a psicóloga Patrícia Ivanka Espíndola, responsável pelo CTA-SAI."
Durante o encontro, foram abordadas práticas de comunicação respeitosa, o combate ao estigma e ao preconceito, além da importância de criar um ambiente mais acolhedor para pacientes soropositivos. A ação também incentivou a troca de experiências entre os profissionais de saúde, com foco na melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.
A atividade faz parte de uma série de ações educativas promovidas pelo Hospital Regional Ruy de Barros Correia em parceria com instituições de saúde locais, com o objetivo de fortalecer a humanização no atendimento e promover saúde com dignidade para todos os usuários.
Assessoria de Comunicação do HRRBC
