A educação do Sertão do Moxotó ganhou destaque no cenário nacional com a contribuição da professora Maria Ladjane dos Santos Pereira para o livro "Aprendendo sobre análise linguística: palavras de professores em um curso de extensão universitária". A obra, organizada por especialistas da Unicamp, reúne propostas inovadoras para o ensino da língua portuguesa.
Natural de Custódia(PE), Maria Ladjane, que atua nas redes municipais de ensino de Arcoverde(Ex-secretária municipal de Educação) e Buíque, possui ampla experiência em gestão e coordenação pedagógica, assina o capítulo 21, intitulado "A prática de análise linguística e a negociação de sentidos no texto". Em sua contribuição, a professora defende um ensino que vá além da memorização de regras gramaticais, incentivando os alunos a refletirem sobre o uso real da linguagem para construir sentidos.
O livro é fruto do curso de extensão "Análise linguística e formação em linguagens na escola", oferecido pela Unicamp, e compila as experiências de educadores de todo o país. O objetivo é compartilhar práticas pedagógicas que ajudem a formar alunos mais críticos e conscientes.
A participação da professora, que representa dois municípios da região, é um marco para a educação local e reforça o compromisso dos educadores do agreste e sertão com a busca por um ensino mais dinâmico e alinhado às necessidades dos estudantes do século XXI.
MARIA LADJANE DOS SANTOS PEREIRA - Professora graduada em Letras, Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, com auxílio de bolsa Capes/Prosuc; Mestra em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE, com apoio financeiro da Capes; Pós-graduada em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE). Também possui Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Funcionária efetiva das redes municipais de Arcoverde e Buíque, com experiência de mais de 15 anos na educação básica, em sala de aula, como professora, gestora escolar, educadora de apoio e formadora pedagógica, inclusive atuou como Secretária Municipal de Educação da cidade de Arcoverde. Foi selecionada como professora-autora de planos de aula de Língua Portuguesa pela Revista Nova Escola. Atualmente, propõe-se a pesquisar as teorias de gênero e suas implicações no ensino na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como pedagogias transgressoras envolvendo as relações étnico-raciais e de gênero. Tem desenvolvido atividades de formação de professores e gestores em municípios pernambucanos. Na rede municipal de Arcoverde, atuou durante 2023 e 2024, na coordenação das Escolas Integrais, também na Coordenação do 6 ao 9 Ano e na formação dos gestores municipais. É membra do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da AESA e pesquisadora do Grupo de Estudos Gênero, Texto e Ensino da UNICAP, assim como pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP), da UFAL e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura - NEPEC, da UFCG.