Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Miró: Estudo Nº2, espetáculo do Magiluth, está com temporada no Centro Cultural Apolo-Hermilo

Publicada em: 15/08/2025 16:55 -

 Obra celebra a poesia, irreverência e sensibilidade de Miró da Muribeca, poeta que marcou a cultura pernambucana com sua lírica visceral. Sessões serão nos dias 19, 20 e 21 de agosto, às 20h 

Agosto é o mês do leonino com ascendente em leão - como ele gostava de destacar - dono de uma das poesias mais viscerais e sensíveis do País: Miró da Muribeca (in memoriam). A obra deste grande artista periférico é resgatada e relembrada poeticamente, dessa vez nos palcos, pelo coletivo teatral Magiluth, com nova temporada de Miró: Estudo Nº2Em cartaz no Cultural Apolo-Hermilo, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, com sessões às 20h, a obra que desconstrói convenções dramatúrgicas, mergulha nas fronteiras fluidas entre biografia e criação artística. e convoca o gênio da Muribeca para uma investigação mais ampla sobre representação e poder.  Os ingressos estão à venda no Sympla.

Miró da Muribeca (João Flávio Cordeiro da Silva, 6 de agosto de 1960 — 31 de julho de 2022) foi um poeta que transformou as ruas do Recife em território poético permanente, expressão viva da resistência cultural em uma cidade marcada por desigualdades sociais.

No palco, os atores Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira e Giordano Castro percorrem a história tendo a metalinguagem como instrumento de investigação social. A encenação desafia expectativas ao quebrar lógicas lineares e tradicionais, e surpreende ao desenrolar a trama com uma estrutura fragmentária. Em cena, Erivaldo Oliveira constrói um Miró que se corporifica poeticamente, em diálogo direto com a memória coletiva da capital pernambucana..

Miró: Estudo N°2 começou a ser idealizado em 2015, num momento de reformulação interna do grupo. Entre muitas transformações, a mudança da sede para o bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, foi, sem dúvidas, a mais importante. A instalação no Edifício Texas, espaço que funcionou como um centro cultural no coração do bairro por alguns anos, proporcionou ao Magiluth um intenso fluxo de intercâmbio com vários artistas de diversas linguagens. 

 

Dentre esses encontros, a aproximação com um dos mais importantes poetas contemporâneos do Brasil, Miró da Muribeca, foi um dos mais especiais. Foi naquelas trocas frequentes, com um homem em estado de ebulição poética, que começou a nascer a vontade de se aproximar ainda mais da obra e biografia do poeta. 

 

“A gente encontrava muito o poeta pelas ruas e acabamos nos aproximando. Foi quando começamos a produzir pequenos vídeos com performances apresentando a poesia de Miró, que ficou muito feliz ao ver que sua obra não era algo restrito à sua performance, mas que podia ser apresentada de outras formas e por outros artistas”, destaca Erivaldo Oliveira, um dos atores do Magiluth.

Miró: Estudo Nº 2 tem direção e dramaturgia do próprio grupo, e conta no elenco com os atores Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira e Giordano Castro no palco, além de Mário Sergio Cabral e Lucas Torres na produção. A fotografia é de Ashlley Melo e o design gráfico de Bruno Parmera. 

Já o design de luz é assinado por Wagner Antônio e a assistência de luz por Dimi Luppi. Há ainda a colaboração de Anna Carolina Nogueira, Giovana Soar, Grace Passô, Kenia Dias, Luiz Fernando Marques e Miguel Mendes. O espetáculo tem 75 min de duração e a classificação indicativa é 16 anos. 

Magiluth 20 anos - O coletivo recifense comemora duas décadas de trajetória nos palcos, acumulando na bagagem obras como CorraAtoO Canto de GregórioAquilo que o meu olhar guardou para vocêDinamarcaApenas o Fim do Mundo e Estudo Nº1: Morte e Vida. Durante a pandemia, o grupo criou experimentos sensoriais como Tudo que coube numa VHS (Prêmio APTR de Teatro 2021 — Melhor Espetáculo Inédito ao Vivo), Todas as histórias possíveis e Virá.

SERVIÇO:
Miró: Estudo Nº 2 - Magiluth
19, 20 e 21 de agosto | 20h
Teatro Apolo (R. do Apolo, 121 – Bairro do Recife, Recife – PE)
Ingressos no Sympla
Mais informações: @magiluth

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...